domingo, 26 de abril de 2009

Aromaterapia



Aromaterapia



A Aromaterapia é uma disciplina Terapêutica que aproveita as propriedades dos óleos essências e vegetais, extraídos das plantas aromáticas, para beneficio da saúde e da beleza.


Esta antiga ciência encontra na natureza e bem-estar físico, mental e emocional.
Uma só gota contém todas as propriedades da planta. A sua facilidade de absorção pela pele e pelo olfacto permite que os componentes activos penetrem directamente no organismo, equilibrando e harmonizando todo o sistema, através dos meridianos energéticos, a circulação sanguínea e linfática, as células, os tecidos, os órgãos, os aparelhos e os sistemas, ajudando a restaurar, desta forma, a saúde física, mental e emocional.

A palavra “aroma”, usada pelos gregos para nomear as especiarias, significa fragância; e “terapia” é sinónimo de tratamento por isso a “Aromaterapia” faz referência ao tratamento curativo mediante o uso de fragâncias.

A Aromaterapia é uma disciplina terapêutica que aproveita as propriedades dos óleos essenciais, extraídos das plantas aromáticas, para benefício da saúde e da beleza. Esta antiga ciência encontra na natureza a solução para muitos mal estares do homem, assim como também os segredos para a sua beleza e bem-estar físico, mental e emocional.
A Depressão é uma doença relacionada a alterações neurológicas e funcionais e produz uma série de sintomas físicos e psicológicos. Entre eles destacam-se sentimentos de tristeza, culpa, solidão, desamparo, incapacidade, desalento, falta de auto-estima, apatia e problemas como insônia, perda de apetite e desejo sexual, cansaço físico e mental, falta de concentração e memória e dores no corpo.
Em casos de Depressão, a Aromaterapia pode ser um valioso auxílio, promovendo emoções positivas, relaxamento e alívio dos sintomas relacionados.





Benefícios da Aromaterapia



Os óleos essenciais podem ser usados de várias maneiras. É importante levar em conta, as preferências da pessoa a ser tratada, além da intensidade e do tipo de Depressão, de forma que a aplicação da Aromaterapia seja prazerosa e agradável.

Massagens: as massagens podem potencializar os efeitos dos óleos sobre as emoções e são indicadas para casos em que a Depressão é acompanhada por dores no corpo e tensões.

Inalação: produz efeitos rápidos sobre o estado emocional e pode ser indicada para casos que necessitem de uma ação segura e eficiente.

Banhos: os banhos aromáticos podem ser revitalizantes ou relaxantes e produzem estímulos físicos e emocionais. São úteis para favorecer uma maior abertura emocional, principalmente, para preparar pessoas que se sintam desconfortáveis ao serem tocadas, por medo ou vergonha, para receberem massagens. É impressionante, como após algumas sessões de banhos aromáticos, as pessoas passam a se sentirem seguras para receber massagens.
Compressas: compressas servem para auxiliar em casos de desconforto físico e também produzem relaxamento.

Óleos Essenciais para Depressão:

Alecrim (quimiotipo cânfora): estimulante e tônico. Para problemas de concentração e memória, cansaço e letargia. Para vertigens, paralisias e palpitações de origem psicossomática.

Bergamota: para casos de Depressão em que haja também uma grande ansiedade e sofrimento. Melhora o apetite. É neurotônico e sedativo.

Camomila Romana: para Depressão acompanhada de irritabilidade, impaciência, falta de apetite e tensão. Também é útil para traumas emocionais. Calmante e sedativo.

Hortelã-Pimenta: para Depressão acompanhada de apatia, cansaço, sonolência excessiva e falta de memória. É estimulante e Tônico.

Laranja Azeda: promove bom humor e é útil para insônia e Depressão, sobretudo Depressão Sazonal.

Manjericão (quimiotipo linalol): para Depressão ligada à ansiedade, alterações de humor, convalescença e cansaço mental.

Manjerona: para dificuldade de expressão das emoções, tensão e insônia.

Olíbano: é revitalizante. Útil em casos de desânimo e Depressão ligada a mágoas e ressentimentos.

Rosa: promove auto-estima, auto-aceitação, perdão e abertura emocional. Para Depressão, mágoas e traumas emocionais.

Ylang-Ylang: é eufórico e afrodisíaco. Para depressão acompanhada de impotência ou frigidez de causa emocional e também de raiva contida ou frustração.

Óleos desintoxicantes e depurativos podem ser usados para purificar o organismo e uma alimentação mais saudável pode ser adotada.

A prática de auto-massagem com óleos essenciais pode ser útil para trazer equilíbrio emocional e auto-aceitação.

Escalda-pés com óleos essenciais harmonizam as emoções e estimulam os pontos reflexos dos pés, harmonizando também a energia vital do corpo.

Uma sinergia: adicionar 2 gotas de óleo essencial de Hortelã-Pimenta + 5 gotas de óleo essencial de Manjericão (quimiotipo linalol) + 5 gotas de óleo essencial de Laranja Azeda em uma bacia de água morna, agitar bem, colocar os pés na água e deixa-los por 10 minutos. Esse escalda-pés é revitalizante e bom para a circulação dos pés e pernas. Precauções: Não se expor ao Sol após o escalda-pés e evitar o uso em gestantes.

Precauções:

Gestantes só devem fazer uso de óleos essenciais com acompanhamento de um profissional qualificado.
Os óleos de Alecrim (Quimiotipo cânfora) e Hortelã-Pimenta devem ser evitados por pessoas que sofram de Hipertensão e Epilepsia ou que façam tratamento homeopático.
Os óleos de Bergamota e Laranja Azeda não devem ser usados antes de se expor ao Sol.Os óleos devem ser usados diluídos, salvo indicação contrária de um profissional qualificado.